top of page
Casadamata_cond_logo.jpg

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical da América do Sul, atrás apenas da Amazônia. Originalmente, sua cobertura se estendia ao longo da costa brasileira, desde o estado do Rio Grande do Norte até o do Rio Grande do Sul, entrando no continente até o Paraguai e a província argentina de Missiones, onde é conhecida como Selva Misionera.

​

Foi o primeiro ambiente encontrado pelos colonizadores portugueses há mais de 500 anos. É onde 70% da população brasileira vive atualmente, incluindo algumas das maiores cidades, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Como resultado deste processo de ocupação, aproximadamente 93% da cobertura original de Mata Atlântica foi destruída ou severamente alterada.

​

Devido a diferenças de altitude e distância do oceano, a Mata Atlântica abriga ambientes distintos como a Restinga, o Manguezal, as Florestas de Planície, as Florestas de Montanhas, as Florestas com Araucárias e os Campos de Altitude. Esta combinação de ambientes variados com um clima tropical úmido é responsável por uma das maiores diversidades biológicas do mundo. Este bioma abriga cerca de 20.000 espécies de plantas, chegam-se a encontrar 450 espécies de árvores em um único hectare de floresta (área equivalente ao tamanho de um campo de futebol). Além disso, um número estimado de 2.200 espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios vivem na Mata Atlântica.

casa_da_mata_montanha2.png

Esta abundância biológica é complementada por altos níveis de endemismo. Devido ao seu isolamento da Bacia Amazônica por uma região árida a oeste, a Mata Atlântica abriga espécies de plantas e animais distintas que só ocorrem neste bioma.

valedogigante.jpg
saldo_do_saci_trilha.jpeg

A GRANDE reserva da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta. Quase tão diversa quanto a notória Floresta Amazônica, foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original. A boa notícia é que ainda há um último grande remanescente em bom estado de conservação: 1.8 milhão de hectares de floresta tropical contínua com uma enorme e diversa vida selvagem, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do oceano Atlântico.

​

A Grande Reserva Mata Atlântica abriga cidades coloniais das mais antigas do Brasil, além de comunidades indígenas e históricas, todas a uma curta distância de dois dos maiores centros urbanos do país, São Paulo e Curitiba. A combinação de riquezas culturais e de natureza com áreas densamente povoadas oferece a rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única. Ao tornar a sua abundância de áreas protegidas na base de uma nova economia, irá beneficiar algumas das comunidades menos favorecidas do sul do Brasil.

​

Fonte: http://grandereservamataatlantica.com.br

A Riqueza histórica e cultural

A Grande Reserva Mata Atlântica é o principal refúgio de espécies ameaçadas de extinção, abrigando uma enorme diversidade da vida selvagem, com mais de 15 mil espécies de plantas e mais de duas mil espécies de animais vertebrados. A iniciativa também é palco de uma grande diversidade cultural, abrangendo 50 municípios que contém comunidades tradicionais de diferentes grupos culturais, representados por caiçaras, indígenas e quilombolas.

​

fonte: http://www.spvs.org.br

casa_da_mata_mata_atlantica.jpg
fundo_mata.jpg

Curta nosso instagram !

Condomínio Casa da Mata

Alto de Antonina, 83380-971 - PR.
Estamos dentro do Vale do Gigante, aos pés do Pico Paraná,  maior montanha do Sul do Brasil.

+55 41 9995-7542

casadamata_cond_log_branco.png
bottom of page